Santa Helena
Santa Helena
O potencial para o mercado de pescados na região Oeste do Paraná está centrado em aperfeiçoamento das técnicas e inclusão de mais produtores. Cuidados, desde a preparação de viveiros, até o período de engorda e venda, são fundamentais para quem quer ter um rendimento maior. A alimentação adequada, a qualidade da água, a prevenção de doenças e outros fatores, podem ser fundamentais.
Conforme a engenheira de pesca do Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR, de Santa Helena, Dayane Lenz, no início do cultivo o manejo alimentar varia com base no tamanho dos alevinos. A alimentação consiste da ração em pó. Uma dica importante é que o produtor se informe no local de compra para saber como era feita a alimentação, e continuar com o mesmo procedimento por alguns dias.
A boa alimentação nesta fase também ajuda na maior produtividade final. O cronograma deve possibilitar que, ao final do período de engorda sejam feitas duas alimentações diárias. A biometria é uma técnica que pode ajudar bastante na programação de como será feita a alimentação dos peixes. O IDR de Santa Helena presta assistência aos produtores interessados em ingressar na atividade, ou, melhorar a produtividade.
RGL
Notícias Relacionadas