Santa Helena
Santa Helena
Com o anúncio do Governo do Estado da entrega as obras de ampliação da Penitenciária de Foz do Iguaçu I, a expectativa é de que nos próximos dias 30 presos sejam transferidos para a unidade amplaida. A conclusão dos trabalhos abre 501 novas vagas na unidade do Depen, Departamento Penitenciário do Paraná, destinada a homens.
Com investimento total de 11 milhões e 700 mil reais, sendo 80% de verbas federais e 20% estaduais, a obra foi viabilizada em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Após a reforma, a unidade passa a oferecer espaços mais seguros para os agentes penitenciários, com acessos mecanizados.
Também foram feitas três novas galerias, todas com pátio para o banho de sol dos presos. O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirmou que a entrega da obra faz parte do planejamento estratégico para aperfeiçoar o tratamento penal no Paraná.
O Coordenador Regional de Foz do Iguaçu, Marcos Marques, explicou que atualmente há 300 presos em delegacias da região, e que a ampliação dessa penitenciária é um apoio extraordinário para a Regional. Já o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach, disse a ampliação da unidade do Depen impacta positivamente os trabalhos da corporação.
A ampliação vai permitir um grande apoio às carceragens das delegacias da região, composta pelos municípios de São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Santa Helena, Ubiratã, Assis Chateaubriand, Palotina, Formosa do Oeste e Nova Aurora do Iguaçu.
O delegado da Polícia Civil de Santa Helena Geraldo Evangelista, destaca que a ampliação da unidade prisional na região, vai pôr fim na lotação da carceragem local e proporcionar melhoria no atendimento à população, pois os policiais civis poderão desempenhar as atividades de investigação.
RGL
Notícias Relacionadas