Esportes
Esportes
Pela terceira rodada consecutiva, o Grêmio permanece no G-4 da Série B. A vitória contra o Londrina por 1 a 0, mesmo sem espetáculo, permitiu ao time de Roger Machado um “respiro” na parte de cima da tabela, mas também eleva a confiança para a sequência do campeonato.
Com a vitória, o Grêmio foi aos 24 pontos e se garantiu em quarto. Abriu quatro pontos do Sport, quinto, que perdeu para o Cruzeiro. O Tombense pode chegar a 23 e o Criciúma a 22 ao término da rodada após jogos com CRB e Náutico, respectivamente, ambos como visitantes.
Depois de empatar com CSA em Maceió, o Tricolor voltou a sofrer mudança no esquema tático na noite de terça. Contra o Londrina, Roger abriu mão da formação com os três zagueiros e colocou Campaz entre os titulares.
O colombiano entrou para fazer a função de meia, mas teve liberdade para flutuar do meio para frente e demonstrou bastante mobilidade. Alternando momentos pelo lado esquerdo e pela direita.
A mudança foi suficiente para, nos primeiros 15 minutos, o Grêmio decidir a partida. Campaz ajudou Bitello na roubada de bola na meia esquerda, que tocou para Biel tabelar com Diego Souza e fazer o gol da vitória. Foi o primeiro do atacante com a camisa tricolor. Foi por pouco tempo, mas mostrou um time com mais facilidade para jogar
- Depois que os princípios básicos já estão estruturados, já pode mexer na estrutura tática do time que os jogadores se adaptam. Estamos na busca desse jogador (meia). Tenho conversado com o Campaz, que busque dar dinâmica ao nosso meio-campo. Vai controlar o jogo ou vai segurar, driblar. O que viemos buscando é mais regularidade na partida, o futebol dele é mais solto na zona central, pode se locomover de ambos os lados - analisou Roger
O resultado desta terça-feira não veio acompanhado de grande espetáculo. Porém, nada diferente dos últimos jogos. Mesmo quando vence, o Grêmio não tem apresentado um futebol de encantar pela qualidade.
Mas com mais três pontos e a estadia na quarta posição garantida, a equipe ganha confiança, algo importante antes de um confronto direto contra o Bahia. Roger conteve a euforia, mas não deixou de valorizar o momento.
- Não vamos subir em junho, falei para os atletas, Cruzeiro e Vasco ganharam cinco ou seis jogos por 1 a 0 e dispararam no começo da competição. Nós oscilamos no começo e agora estamos engrenando. O cenário da projeção não muda, mas sem dúvida gera muito mais otimismo - destacou o treinador.
Série invicta
A vitória diante do Londrina fez o Grêmio atingir a marca de nove jogos sem perder na Série B do Brasileirão. O time de Roger não é derrotado desde a partida contra o Cruzeiro, na sexta rodada da competição, no dia 8 de maio.
Já são quase dois meses sem deixar uma partida zerado. O outro lado desse recorte, são seis empates e apenas três vitória. Se contar o duelo da Recopa Gaúcha, que o Tricolor superou o Glória de Vacaria por 5 a 0, já são dez jogos sem perder.
Mas na Série B, a equipe balançou a rede sete vezes nessas últimas nove partidas e foi vazado em apenas dois jogos. A sequência de invencibilidade passa também por diferentes esquemas táticos. Desde então, o técnico usou formações com dois zagueiros e linha de três defensores, mas a solidez defensiva foi mantida.
- Depois que se trabalha os conceitos, a estrutura fica fácil de mexer, pois são posições que só mudam a ordem. Todo sistema no final não tem a mesma origem, mas a posição final é muito parecida. Não vou abandonar não (esquema com três zagueiros), vamos trabalhar para usar em outras oportunidades também - explicou o técnico.
Além desta série sem derrotas, o Tricolor igualou o maior número de rodadas consecutivas no G-4. São três jogos segudos dentro da zona de classificação para a Série A, o máximo até agora.
O Grêmio retorna a campo no próximo domingo, às 16h, quando visita o Bahia, na Arena Fonte Nova, que briga por vaga na Série A. Mesmo se a equipe gaúcha vencer, não ultrapassa o adversário, por conta do número de vitórias, mas iguala o número de pontos.
Para esse jogo, o técnico não conta com dois titulares. Villasanti e Biel levaram o terceiro cartão amarelo e estão fora da próxima rodada. Para a vaga do paraguaio, Thiago Santos e Sarará aparecem como opções. No ataque, Elias é a principal alternativa.
G1
Notícias Relacionadas